quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A história de Aprilynne

Nascida em Salt Lake City, Utah (EUA), Aprilynne Pike cresceu em Phoenix, Arizona… até se mudar para Driggs, Idaho, na adolescência. Lá terminou o liceu (e tentou esquecer o frio, participando em actividades extracurriculares como no coro da escola, aula de debate, teatro, etc.) Ganhou uma bolsa para a Universidade, época em que trabalhou como empregada de mesa e fazia companhia a uma senhora de idade. Nos tempos livres participava em peças de teatro, entre as quais My Fair Lady, em que interpretou o papel de Eliza Doolittle.  Aprilynne completou o bacharelato em Escrita Criativa, em três anos.


Aprilynne conheceu o marido, Kenneth Pike, enquanto ele cumpria uma missão de dois anos para a LDS Church. Foi um caso genuíno, e de certa forma supreendente, de amor à primeira vista, mas Kenny acabou por ser transferido pouco depois de se conhecerem. Uma vez que o acesso ao telefone e ao e-mail era limitado, a forma que encontraram para manter o contacto e conhecerem-se melhor foi através de cartas, que trocaram durante 18 meses. Dois meses depois de Kenny terminar a sua missão, Aprilynne foi visitá-lo a casa dos seus pais em Phoenix, onde ele lhe pediu em casamento no primeiro encontro a sério dos dois. Casaram-se menos de 5 semanas depois.


Após terminar a licenciatura, Aprilynne viajou com o marido para Provo, Utah, onde Kenneth iniciou o curso de Filosofia. Aprilynne sustentou-os financeiramente enquanto ele estudava, dando formação a empregadas de mesa e, mais tarde, trabalhando como gerente de um restaurante. Após o nascimento do primeiro filho, Aprilynne deixou o seu emprego. A família mudou-se para casa de um idoso, para partilhar a casa e cuidar do senhor. Foi nessa altura que Aprilynne começou a escrever o seu primeiro livro e a trabalhar numa editora.  Chegou mesmo a tirar um curso de Edição na Brigham Young University.


Quando Kenneth acabou o curso, a família mudou-se para a casa dos seus pais, em Phoenix, Arizona, onde nasceu o segundo filho do casal. Kenny entretanto arranjou um emprego no sector tecnológico e Aprilynne tirou o certificado como doula. Trabalhou como voluntária, dando aulas de parto para adolescentes grávidas. Enquanto isso também desempenhou um papel numa produção comunitária de Oklahoma!, de Rodger e Hammerstein.


Aprilynne e a família regressaram a Provo, Utah, para que o marido pudesse frequentar o curso de Direito. A esta altura já Aprilynne tinha escrito três livros e contactado inúmeros agentes, à procura de quem a representasse. Seis meses depois, Jodi Reamer concordou em representar o trabalho de Aprilynne. Ao fim de algum tempo e ainda não tendo conseguido qualquer contrato com uma editora, Aprilynne resolveu começar a escrever o seu quarto livro – o seu primeiro romance para jovens adultos – tendo terminado o manuscrito apenas algumas semanas antes do nascimento do terceiro filho.


Desencorajada, após anos de trabalho e sem qualquer contrato assinado, numa manhã de Novembro de 2007, Aprilynne convenceu-se de que estava a perseguir um sonho ridículo. Incerta quanto ao futuro da família, Aprilynne voltou a trabalhar, o que deixava pouco tempo livre para a escrita. Contudo, Aprilynne decidiu que era uma luta escusada e que era altura de desistir.


Nesse mesmo dia, enquanto Aprilynne procurava um kit de doula, o telefone tocou. Era Jodi, a sua agente, a dizer-lhe que achara o manuscrito que escrevera para jovens adultos muito interessante. Numa questão de dias já tinham acordo com a chancela HarperTeen, da editora Harper Collins. Aprilynne Pike finalmente alcançava o seu sonho!


Depois de vários meses de revisões, o primeiro livro de Aprilynne, intitulado Wings, foi editado – poucas semanas após o marido licenciar-se em Direito. Wings estreou-se imediatamente na lista de best-sellers do New York Times, tendo subido ao primeiro lugar nas semanas seguintes. Enquanto fazia apresentações por todo o país e revia o segundo volume da série, Aprilynne regressou para o Arizona com a família, onde as suas aventuras continuam.

.

Sem comentários: